terça-feira, 29 de agosto de 2017

DIA NACIONAL DA CATEQUESE




Estimado amigo catequista,
Paz e bem!
CATEQUIZAR é aproximar, ouvir e estar junto, participar é sofrer e alegrar com alguém ou para alguém. Este alguém pode ser, a criança, o adolescente, o jovem, o adulto, o velho, o enfermo, ou uma pessoa que necessita de nossa atenção.
CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser transformado. Não é fazê-lo á nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveita-las.
SER CATEQUISTA é sentir-se responsável por uma igreja sinal de Deus Amor, Pai e Mãe, esperança dos aflitos e sofredores.
O CATEQUISTA não desiste! A derrota de hoje, pode estar na vitória do amanhã. Acreditamos que na função missionária de catequizar, é ter também a capacidade mental de experimentar, muitas vezes a derrota, repetir com convicção: Vou continuar! É preciso fundamentar essa vocação com a leitura da Palavra de Deus, participar das formações oferecidas na paróquia, na região pastoral e na diocese, aprendendo dos simples, ter olhos abertos, atentos á realidade; ter coração humano, fraterno, é ser continuador de Cristo entre os humilhados.
Vamos ser catequistas renovados, inculturados, sem medo, profetas dos dias de hoje, criem pistas de saída; procurem fontes abastecedoras; planejem caminhadas, participem da comunidade, valorizem-se! estimulem-se! unam-se! catequistas de nossa diocese.
chegou a hora da catequese viva, eficaz, transformadora.
QUERIDO CATEQUISTA valorize a sua hora, é a hora dos profetas, não se cale, Não deixe a palavra de Deus morrer afogada no poço do medo. Seja profeta, porta-voz de Deus- Amor.
A igreja está com você! É neste espírito que desejamos agradecer ao Senhor o dom da vida de todos os catequistas da nossa Diocese de Piracicaba. Escolhidos por Deus (Jo 15, 16), servem na humildade e com alegria nossas comunidades, promovendo a educação da fé, fazendo ecoar constantemente a Palavra de Deus e formando semeadores da Esperança do Reino de Deus. Que o Senhor, na sua infinita bondade e ternura, os faça instrumentos de sua Paz. Como sabemos, neste ano, o Dia do Catequista será celebrado em nível de região pastoral. Exortamos que este dia seja marcado pelo companheirismo e fraternidade evangélica, buscando fortalecer os laços de amizade entre os educadores da fé de cada região pastoral. Que Maria, estrela da Nova Evangelização, a Senhora da Saúde, proteja e inspire nossos catequistas na sagrada e sublime missão de fazer ecoar a Palavra de Deus.
 Abraço fraterno, com minha benção.
Diácono Flori
Pela Coordenação Diocesana de Catequese
Parabéns pelo seu dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário