quarta-feira, 30 de março de 2016

PÁSCOA



PÁSCOA: 50 DIAS PARA CANTAR ALELUIA!!

Na noite, uma chama vacilante. O sacerdote e as pessoas acenderam suas velas. A luz se expandiu. As trevas retrocedem. A procissão avançou para o altar. A Igreja se encheu de resplandor. A Igreja celebra a Páscoa.
 A Vigília Pascal tem um encanto mágico. Nos apresenta o evento mais importante da história humana:CRISTO RESSUSCITOU E VIVE ETERNAMENTE!
 O mundo, aparentemente, segue sua marcha, monótona ou entusiasta, entre alegrias e penas. Porém,quem se deixa tocar pela grande Noticia sabe que a morte foi vencida, que o pecado não é a última palavra da história, que o perdão cancelou a condenação.
 Sabemos, pelos Evangelhos, que Cristo apareceu a seus seguidores durante 40 dias e logo ascendeu aos céus. Passados 10 dias, os primeiros discípulos receberam o Espírito Santo.
 A Igreja celebra este acontecimento com 50 diás de festa, de canto, de esperança. É o tempo do "ALELUIA", do grito que convida uma e outra vez a louvar e dar graças ao Senhor, "porque é eterna Sua Misericórdia".

O Papa Emérito Bento XVI explicava com estas palavras: "O terceiro grande símbolo da Vigília Pascal é de natureza singular, é concerniente ao homem mesmo. É o cantar o canto novo, o aleluia. Quando um homem experimenta uma grande alegria, não pode guardá-la para si mesmo. Tem que expressá-la, transmiti-la. Porém, que acontece quando o homem se vê alcançado pela luz da ressurreição e, deste modo, entra em contato com a VIDA, com a VERDADE e com o AMOR. Simplesmente, que não basta falar dele. Falar não é suficiente. Tem que cantar" (Vigília Pascal, 11 de abril de 2009).
 Temos diante de nós 50 dias de ALELUIA. É a Páscoa, a passagem, a vitória do Senhor. De coração, desde a esperança que ilumina toda a vida humana, felizes Páscoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário