quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

SE VOCÊ VAI VOLTAR À MISSA




Este artigo é para você se tem pensado em voltar à Missa. Talvez tenha pasado pouco tempo desde a última vez que foi, ou tal vez tenha pasado muito. Se o voltar à Missa tem estado em sua mente, se tem sentido um pequeno desejo em seu coração que quer voltar, porém está preocupado, ansioso ou simplesmente um pouco inseguro sobre fazê-lo, isto é para você

Pensa que quando entrar na igreja fará um piscar de luz por cima de sua cabeça dizendo: “Olha esta pessoa não vinha à Missa há anos!” Não tenha medo, Deus o quer como está agora. Para voltar a participar da Missa, não tem que ser perfeito. Deus quer que todos nos aproximemos do melhor que Ele tem preparado para nós que é a Eucaristía, porém, isso não significa que tenha que passar por um detetor de metais de seus pecados antes de entrar. Volte como você é e Deus fará Sua parte.

SE SENTE NO SEU CORAÇÃO O DESEJO DE REGRESSAR, AQUI LHE DEIXAMOS ALGUMAS ORIENTAÇÕES:

1. ENCONTRA ALGUÉM COM QUEM POSSA IR
É difícil ir a um lugar novo sozinho e não é diferente se vai voltar à Missa depois de algum tempo. Se quer ir, porém, não lhe fica outra que ir só, olha se pode contatar alguém que possa ir com você. Pode ser um amigo que já vai regularmente a uma paróquia, ou simplemente um conhecido. Talvez um membro da familia que previamente lhe tenha pedido que vá com ele.

2. LEMBRE-SE ONDE VAI. PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA
Como em qualquer ocasião especial, a preparação é importante. Vista sua melho rroupa, pois isto tem um impacto em como se sente e se comporta quando está ali. Vestir-nos para a ocasião nos ajuda a enfocar-nos. Em segundo lugar, ajuda muito buscar a leitura do Evangelho um dia antes. Lê-lo e meditá-lo um pouco (em vez de ir às cegas). Se você vai em familia, trata de ler o comentário junto com eles. Pode encontrar as leituras diárias e ler uma reflexão do Evangelho para ajudá-lo a entender o significado da Palavra de Deus e como esta pode impactar em sua vida.

3. PROCURA CHEGAR UM POUCO ANTES
Procura chegar com tempo para que não tenha uma correría estressante de última hora. Se a igreja tem, pega um cancioneiro ou um folheto da missa para que possa seguir suas partes. Usamos este pequeno tempo antes, para fazer silêncio, orar e pedir ao Espírito Santo que nos permita participar na Missa da melhor maneira.

4. PARTICIPA SEM MEDO
Missa não é uma forma de entretenimento, porém, tampouco estamos para ser observadores estáticos do evento. Canta com todo seu coração (não importa se acredita que canta mal, não é uma competição). Sê um participante ativo. Não se preocupe se comete erros e se não está seguro de quando sentar-se, parar ou ajoelhar-se; só tem que seguir às pessoas que o rodeiam. Se está confundido quanto ao por que de pé ou de joelhos, recorda que isto ajuda a centrar-nos na importância do que está acontecendo nesse momento. O principal é dar-lhe tudo o que possa à Missa, trazendo todo o bem e o mal de sua vida e pondo-o diante do Pai celestial que o ama.

5. NÃO SE PREOCUPE COM SEUS FILHOS
Talvez volte retorne à Missa com seus filhos. Se é assim, por favor, não se preocupe se seu bebê está chorando. Haverá muitas pessoas que são pais e recorda o que é levar um bebê à Missa. Muitas paróquias temum lugar especial na parte posterior, onde pode levar o bebê se quer e todavia pode seguir a Missa dalí. Para crianças maiores é bom trazer-lhes algo (como um livro de orações ou histórias da Biblia), desta forma, eles poderão participar também.

6. ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA COMUNHÃO
Antes de ir receber a comunhão, convida a Jesus ao seucoração e trata de estar muito presente no momento. Depois de comungar é bom que se detenha um tempo no banco falando com Jesus e agradecendo-lhe por tudo o que lhetem dado. Cristo é um presente belo, se está preparado!Recorda que só debe receber a comunhão se está em um estado de graça. Retornar à missa é muito mais que um ritual, é um encontró autêntico com Cristo e queremos fazê-lo com um coração limpo. Se não pode receber a Eucaristia, ou se não conseguiu confessar-se, por favor não deixe de participar na Missa por isto, pouco a pouco começará a estar preparado. Por certo, todos (especialmente os que participamos da Missa regularmente) temos que recordar a necessidade de não tomar ao Senhor e a nossa salvação por rotina. Não se preocupe pelo que os outros pensem. É entre você e Deus. Ninguém debe julgar à pessoa da fila da comunhão ou dos bancos. Não é um tempo para olhar e pensar por que uns receberam ou não receberam a comunhão, é um tempo para olhar nosso proprio coração, e com confiança e alegria pedir ao Senhor que nos cure.

7. FICA UM POUCO AO TERMINAR A MISSA
Logo que terminar a missa, não se apure em sair da igreja. Toma alguns momentos para refletir sobre o que acaba de acontecer. Houve algo que o impactou? Como isto pode mudar sua vida? O que você necesita fazer para mudar?

8. E FINALMENTE… NÃO ESPERE A PERFEIÇÃO!
Às vezes quando vamos à Missa não é como nós desejaríamos. Em um mundo ideal, a celebração da Missa estaría cheia de vida e alegria, o sacerdote faria uma homilía preciosa e todo o mundo poderia sentir-se completamente um com Deus. Porém, muitas vezes a Missa pode ser diferente, pode nos parecer aborrecida e monótona. Independentemente de sua experiência, recorda que Cristo está verdadeiramente presente e Ele não está limitado por nossas imperfeições humanas. Ainda que a Missa lhe pareça aborrecida, Cristo está todavía ali, se apresenta inclusive se as pessoas não estão realmente presentes. Concentre-se em dá-Lo tudo, buscar uma conexão com Deus e com os que o rodeiam, e recorda que a Missa é un ato de fé. Não se preocupe se não sente nada, porém, por favor, esteja seguro de que Cristo está encantado de vê-lo de novo!!!

“A SEMENTE  SEMPRE É DE BOA QUALIDADE, POIS É A PALABRA DE DEUS. PARA ELA GERMINAR DEPENDE O TERRENO EM QUE CAIR. PREPARE BEM SEU TERRENO (CORAÇÃO) PARA QUE ELA GRMINE E DÊ BONS E SABOROSOS FRUTOS”
* Silvana Ramos para CatholicLink




Nenhum comentário:

Postar um comentário