domingo, 23 de agosto de 2015

VOCAÇÃO DO LEIGO





"Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como certo; tu sabes de quem o aprendeste. Desde a tua infância conheces as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de comunicar-te a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus." (2Tm 3,14-15)

O leigo, com suas experiências de participação nos problemas, desafios e urgências do mundo, está sempre trazendo para a Igreja os anseios e as esperanças da humanidade de seu tempo e, ao mesmo tempo, e enriquecendo o mundo com as sabedorias da Boa-Nova de Cristo que traz em si.

O leigo não desempenha uma atividade específica, ele pode atuar no mundo da política, da educação, dos meios de comunicação social, da economia, da realidade social, da cultura, das ciências, das artes, da realidade internacional, entre outros. Sua tarefa é transformar tudo isso conforme o projeto de Jesus Cristo, construindo o Reino de Deus na história, criando fraternidade.

Além desta presença ativa no mundo, o Espírito Santo distribui entre os leigos dons e carismas para servirem mais diretamente a comunidade eclesial, através dos ministérios. Ex: catequese, liturgia, ministério da Eucaristia, da palavra, do canto, da saúde, da promoção social, entre outros.

LEIGO DO GREGO “LAÓS” =POVO. POVO NÃO É MASSA, MAS TEM IDENTIDADE, CULTURA, SABE DISCERNIR CAMINHOS, POIS TEM DEUS COMO SENHOR.
POR ISSO AGRADECEMOS A DEUS PELA VOCAÇÃO LAICAL, E PEDIMOS SUAS BENÇÃOS PARA NOSSOS QUERIDOS LEIGOS, CATEQUISTAS, AGENTES DE PASTORAL, EM SUA FAMÍLIA, TRABALHO, VOCAÇÃO.
Grande abraçoa,

Díac. Flori

Nenhum comentário:

Postar um comentário