segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

IMACULADA CONCEIÇÃO



        
“O QUE SIGNIFICA “IMACULADA CONCEIÇÃO”?

Deus escolheu gratuitamente Maria desde toda a eternidade para que fosse a Mãe de seu Filho: para realizar essa missão foi concebida imaculada. Isso significa que, por graça de Deus e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Maria foi preservada do pecado original desde sua concepção”  (CIC 490 s)

       O Catecismo da Igreja dedica alguns parágrafos à importância da Virgem Maria. Par nós, a Virgem Mãe de Jesus e nossa não é uma simples devoção e nem uma figura decorativa do plano da salvação estabelecido por Deus para redimir toda a humanidade. Ela desempenha um papel central. Através do seu SIM ela cooperou ativamente na vinda de Jesus. O seu SIM nos que Deus, embora deixe nossa liberdade intata, Ele vai com todos os meios nos convencendo para que demos nosso SIM. Assim fez com a virgem Maria.
       Vale a pena reler como meditação a anunciação que o evangelista Lucas nos transcreve com poucas palavras, mas muito importantes: 


No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da Virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que receberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Eles era grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará eternamente na casa de Jacó e seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se dará isso se não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito do Senhor descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra. Por isso o santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível. Então Maria disse: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se me mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela” (Lc1,26-38). 


Maria é Imaculada, isto é, nasceu sem pecado original. Não é uma verdade que se encontra claramente na Bíblia. Em nenhuma passagem da Palavra de Deus encontramos essa verdade, mas é uma verdade que está encerrada, escondida sim, na mesma Sagrada Escritura e a Igreja, no seu amor pela Virgem Maria e pela verdade proclamou com sua autoridade essa verdade que se tornou verdade de fé. E nós cremos e anunciamos essa verdade. Devemos dizer que ao longo dos séculos, mesmo antes que o Papa Pio IX proclamasse solenemente o dogma da Imaculada Conceição, a Igreja acreditava nisso. E porque Deus liberou a Virgem do pecado original é claro e lógico: puríssima de verdade deveria ser aquela que devia dar à luz o Salvador do mundo. Sem mancha original, sem pecado nenhum, ela, o primeiro tabernáculo vivente do Verbo feito carne. Já em vista dos merecimentos de Cristo, por uma graça especial, foi purificada de toda a mancha do pecado, pois se colocou sempre como Serva, antecipando o que Jesus diria também: “Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar minha vida em resgate de muitos” (Mc 10,45). A Virgem Maria ensina-nos a vencer o orgulho e a desobediência dos nossos primeiros pais, e que deu origem ao pecado original: “QUERER SER COMO DEUS, VIVER SEM DEUS E CONTRA DEUS”


       Como é belo escutar essas palavras! O nosso coração se abre num hino de ação de graças a Deus. Para nós, brasileiros, que costumamos contemplar Maria no seu Santuário de Aparecida e que veneramos com tanto carinho e amor à Virgem santa, essa verdade de nossa fé nos enche de alegria e júbilo. Abramos o nosso coração e sejamos felizes por esse grande dom que Deus fez à Maria, em vista de sua maternidade divina. E contemplamos nossa Mãe Maria revestida de lu\, de beleza e de graça, que do céu ora por nós.             

ROGAI POR NÓS MÃE IMACULADA!
PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO!

AJUDA-NOS SEMPRE A TER ATITUDE DE SERVOS NO SENHOR!
AJUDA-NOS A VENCER O ORGULHO QUE TANTO DILACERA A HUMANIDADE!



Nenhum comentário:

Postar um comentário