domingo, 24 de agosto de 2014

DIA DO CATEQUISTA



VOCAÇÃO DO CATEQUISTA: ANÚNCIO DO REINO E TESTEMUNHO DE SANTIDADE 

Queridos Catequistas,

       Como é bom saber que, em meio a tantos desafios à vivência da fé, há uma corrente do bem formada por catequistas que acreditam que tais desafios são possibilidades de vida.

      


Apaixonado (a) pela Palavra de Deus, cada um de nós um dia ouviu o apelo para seguir Jesus Cristo, juntou-se fraternalmente aos demais discípulos e se entregou à missão de “fazer ecoar a palavra” em todo lugar. Nossa missão é colaborar na construção de um mundo onde o reinado de Deus se dê na justiça e na paz.
      
       Entre as outras vocações no mês de agosto, celebramos o Dia do Catequista; para bem celebrá-lo lembramos das palavras do Papa Francisco: “ Ser catequista é uma vocação. É dar testemunho da fé, ser coerente na sua vida. Nós ajudamos, nós conduzimos ao encontro com Cristo com palavras e vida, como testemunho” (Discurso aos catequistas no Congresso Internacional de Catequese, Roma, setembro/2013)

      
O Papa ainda nesta ocasião, considerou ainda que vocação é caso de amor. É amor que vem e vai, entre Cristo, catequista, catequizando, comunidade... É receber e dar amor. Ele indicou-nos os meios para cultivar este amor que vem de Cristo:

1.   PERMANECER EM JESUS. Ter familiaridade com Ele. Ficar em sua presença. Deixar-nos olhar por Ele. Aquecer o coração com o amor Dele para aquecermos aos outros;
2.   DESCENTRALIZAR-SE E ABRIR-SE PARA OS OUTROS, assim como Jesus fez. Consciente de que recebeu o dom da fé, o catequista dá esse dom de presente aos outros;
3.   IR ALÉM, SEM MEDO, COM DINAMISMO E CRIATIVIDADE! Abrir as portas, ir à periferia, ir aonde houver necessidade, pois quem nos espera no coração do irmão que sofre ou não tem fé é Jesus. Catequista é quem tem audácia de traçar novos caminhos para a proclamação do Evangelho.

      
 Na certeza de que Jesus nos antecede e toma sempre a iniciativa no amor, prossigamos nossa missão com alegria, sob o olhar materno de Maria, que no céu, assunta, olha por todos nós.

       Que sejamos alegres e felizes em nossa vocação, pois assim fomos chamados para sermos parceiros na construção da Civilização do Amor!



Abençoado Dia do Catequista, com paixão de anunciar o Amor Encarnado do Pai: Jesus Cristo,

Com carinho e minha bênção
                                                                     Diácono Flori 

Nenhum comentário:

Postar um comentário