segunda-feira, 16 de abril de 2012

A FESTA DO PERDÃO

Normalmente quando da proximidade da Iniciação Eucarística ou da Crisma, prepara-se todos os detalhes, e, infelizmente a Reconciliação acaba sendo apenas um... detalhe.
     Necessário se faz enfatizar bem este Sacramento. Se for catequizando da Iniciação Eucarística, prepara no ano anterior, dando o devido valor, que não se confessa apenas para comungar, mas para viver vida de reconciliado com Deus, com o próximo e conosco mesmo.
     Se for crismando, preparar para que seja celebrado um tempo antes da Crisma.
     Não usar apenas “confessar-se”, mas CELEBRAR A FESTA DO PERDÃO.
     Abaixo seguem alguns detalhes que podem ajudar você, seu grupo de catequistas, catequizandos e pais a vivenciar a graça do “abraço do Pai”           
  • Motivar para a festa que Deus faz na volta do filho fujão- todo sacramento é sinal, presença, noticia de Deus que ama pessoal e incondicionalmente a cada um de seus filhos e filhas. Ajuda a ver a confissão não só como “contar pecados”, mas sentir o abraço do Pai.  E É UMA FESTA COMO RELATA O EVANGELHO.
  • Fica-se na Igreja em oração ou em silêncio, até que todos celebrem o perdão com o sacerdote,
  • Sacramento não é meta a atingir, mas encontro que vai se tornando sempre mais profundo.
  • Para todos os sacramentos estão os pais, convidam-se parentes, padrinhos, etc., e para o Sacramento da Reconciliação? Convidar, pelo menos os pais para participar
  • Cada um trouxe um prato de doce ou salgado e refrigerante (dividir para não ficar muita coisa!). ligando isto à graça de Deus, que nos faz ser irmãos e irmãs
  • No final entregar uma lembrancinha com uma mensagem (abaixo): fizemos um circulo de EVA e colocamos um coração e uma flor (coração reconciliado (Use a sua criatividade!)

PREPARAÇÃO DA FESTA DO PERDÃO
1-Acolhida carinhosa de cada um
2-Silêncio-fundo musical
3-Pedir as luzes do Espírito Santo para que cada um reconheça seus pecados, e sinta-se necessitado da misericórdia de Deus. Pedir que feche seus olhos e VIVA este momento, olhando para seu coração.
4-Sentar-se, em círculo, no chão, de preferência
5-Contar Lc 15,11-32 e intercalando com
6-A dinâmica dos passos de uma boa confissão e cantos que falem de perdão
7-Dinâmica Traçando caminhos
8-Confissão
9-Confraternização da Festa do Perdão junto com os pais (que também abraçam seus filhos, como acolhimento e podem perdoar-se mutuamente)

            Conta-se a parábola do Pai Misericordioso (de cor), à medida que vão entrando as cores.
            Cinza ou preto: alguém entra vestido de cinza ou preto. Gira por três vezes e aos poucos vai se inclinando profundamente EXAME DE CONSCIÊNCIA! Canto salmo 138 p/ crianças (CD Salmos para crianças)- pedir que todos fechem, os olhos para olhar dentro de si.
            Vermelho: entra alguém vestido de vermelho coloca uma mão no coração e outra eleva para o alto- olhos baixos e fechados- ARREPENDIMENTO!- Salmo 50
            Amarelo Claro: entra alguém de amarelo e abre os braços em cruz- reza o ato de contrição- BOM PROPÓSITO!
            Verde claro: entram 2 pessoas – uma representando o padre e outra o que vai confessar. Padre senta-se e toma as mãos da pessoa colocando-a na sua mão- CONFISSÃO (vai-se colocando a importância de confessar-se, pois o nosso pecado fere a nós, aos irmãos, ao planeta. É preciso reconciliar-se para viver em plenitude o amor
            Branco: entram 3 pessoas vestidas de branco e abraçam-se. Representam o perdão e a comunhão. PENITÊNCIA (desejo de melhorar, mudar...)

            Após a reflexão foi feita a dinâmica abaixo, que os ajudou a ver-se e ir mais tranquilo e com mais objetividade para o sacramento.
  • Traçando caminhos
Material: pequenos pés recortados, canetas, figura de Cristo ou algo que represente a Eucaristia, toalha de mesa e fundo musical.
Distribuir os pés confeccionados em papel para todos os membros do grupo (mais ou menos 5 cada pessoa). Pedir que em silencio, individualmente, escrevam em cada pezinho uma atitude positiva e uma não positiva que tomou (escolher um período: mês, ano,...). Afirmar que ninguém irá ler.
Quando terminarem, colocar no centro de uma mesa ou no chão a figura de Cristo ou símbolo da Eucaristia e solicitar que cada um trace o seu caminho colocando os pés com a escrita voltada para baixo; o que for positivo colocar em direção a Jesus e o não for positivo fazer um caminho contrario a Jesus.
Refletir e analisar se o grupo está, na maioria, voltado para Jesus ou se existe um maior afastamento. Refletir sobre o que nos leva a atitudes negativas e convidá-los a mudar.
A tendência do ser humano é ser condescendente consigo mesmo. Isso torna difícil a analisarmos atitudes de maneira justa. É mais fácil atribuir nossa faltas aos outros ou às coisas.
No momento em que despertamos e somos capazes de reconhecer nossas atitudes impensadas, nos tornamos preparados para solucionar os problemas que venham a surgir, agindo de maneira positiva.
Sabemos que seguir Jesus exige disposição, pois o caminho que nos leva ao bem é mais difícil, pois é exigente, entretanto Deus é a força que nos ajuda a superar todas as dificuldades.
Texto bíblico: Mt 7,13-14


Ao chegar no salão para confraternizar-se:
 O BANQUETE = A FESTA DO PERDÃO, ABRAÇAR-SE
            VIDA É RETOMAR A CAMINHADA – RELIGAR OS LAÇOS
VIDA: NASCEMOS PARA VIVER PARA SEMPRE, -NASCEMOS PARA MORRER PARA O EGOISMO, A MALDADE, O INDIVUDUALISMO...)

Sugestão de Texto para colocar na lembrancinha:

Quando ainda estava longe, seu pai o avistou, e foi tomado de compaixão. Correu ao seu encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos” (Lc 15,20)

FESTA DO PERDÃO
Paróquia ... Data...




Nenhum comentário:

Postar um comentário