sábado, 4 de fevereiro de 2012

O PECADO

COMO FALAR DE PECADO PARA AS CRIANÇAS

            São Domingos de Sávio tinha como lema de vida “antes morrer que pecar”! Assim como muitos santos que preferiram morrer que ofender a Deus. Nestes tempos em que Deus não conta mais na vida das pessoas, em que se perdeu a noção do pecado, precisamos de discernimento e da sensibilidade deste jovem santo.
         Mas devemos tomar cuidado ao falar de pecado às crianças. Que não seja de uma visão puramente legalista de desobediência à lei de Deus. Devemos cultivar nas crianças a certeza de que Deus é um Pai tão bondoso e misericordioso que não podemos deixar de amá-Lo. Ele quer que todos tenham vida ema abundância O pecado é dizer NÃO à vontade deste Pai tão querido. O pecado é viver longe deste Pai e longe dos irmãos. O pecado é desamor. Quem põe a sua vontade à frente da vontade e Deus está optando pela não vida.
      
 Jesus “veio para que todos tivéssemos vida e vida em plenitude” (Jo 10,10). A vida em plenitude supõe uma vida de comunhão com Deus e supera aquilo que mundo afirma ser “vida”. Tanto que Jesus disse “quem quiser ganhar a sua vida vai perdê-la. E quem perder sua vida por amor ao Reino vai ganhá-la. Os santos entenderam bem isso.
         Por isso, ao falar de pecado com as crianças o essencial é mostrar que o amor de Deus supera tudo e já fomos salvos por Cristo Jesus, basta que não neguemos este amor, mas o aceitemos de todo nosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário