quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CARTA DE ABERTURA DO BLOG

SEJAM BEM VINDOS!

Hoje, dez de Dezembro de dois mil e onze, no Curso: CAPACITAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO NA FÉ, ministrado pelos MISSIONÁRIOS DA CRUZ - Elen, Raquel e Pe. Francisco - , é um dia muito importante para a Comissão Bíblico-Catequética da Diocese de Piracicaba, no aspecto comunicação: estamos lançando o nosso Blog na NET!


Há urgência em direcionar a nossa catequese para que os sacramentos não sejam mais um ponto de chegada, mas, de partida e de crescimento na fé e vivência cristã. Para isso é necessário nos revestirmos da catequese mistagógica, isto é, aprofundarmos no mistério de Deus e não apenas na superficialidade do rito histórico. Este modelo de catequese supõe um envolvimento maior da comunidade de fiéis, o aprofundamento dos mistérios celebrados na liturgia, uma conscientização da vivência dos sacramentos no dia-a-dia e cada um e cada uma ser um sacramento de Deus onde vive.

Para isso é preciso ter clareza de que é necessário: uma meta a ser alcançada: Jesus Cristo, um caminho a seguir: um itinerário, um guia experiente a orientar: cristãos e cristãs convictos de sua fé e determinação para avançar: atitudes ousadas diante da descristianização.
O catequista como guia passa a ser um mistagogo e pedagogo, isto é, tem a missão de ter um encontro pessoal com Cristo, sentir-se amado por Deus, transmitir o ensinamento, conduzir o catequizando aos mistérios da fé, estar engajado na comunidade. Pelo seu testemunho convence:- “Nós encontramos o Senhor: Vem e vê!” (Jo 1,41b.46c)

Queridos (as) catequistas, estou feliz por estar com vocês, já há quase 1 ano, quando em Janeiro de 2011,  D, Fernando, confiou-me a tarefa de Articulador desta comissão junto com este “pequeno rebanho” (Lc 12, 32), que Deus  colocou sob meus cuidados. Rebanho que é seu, mas quis confiar a mim, mesmo ciente de todas as minhas limitações e dificuldades, e de tudo que eu iria enfrentar. E é junto com vocês que quero aprender, ou melhor, estou aprendendo o verdadeiro sentido de servir: ser servo dos irmãos e irmãs que Jesus escolheu para mim.

Obrigado, catequistas, pelo seu SIM, e vamos continuar firmes na nossa caminhada, dando-nos as mãos e “avançando para águas profundas” (Lc 5,4), pois é na unidade que um povo se torna forte, e de mãos dadas, um cuidando do outro que o povo de Deus deve caminhar para Terra Prometida: um mundo justo e fraterno, sonho de Deus e tarefa nossa de cada dia, terra onde corre leite e mel, onde todos vivam a “vida em abundância” (Jo 10,10), que Jesus veio trazer, “animando-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto se faz ressoar o  hoje” (Hb 3,13)

Com a certeza de que “tudo podemos Naquele que nos fortalece” (Fl 4,13), peço que Deus nos ajude e nos abençoe para cumprimos a nossa missão, “mesmo carregando este tesouro em vasos de barro” (II Cor 4,7), “pois em tudo somos mais que vencedores, graças Àquele que nos amou” (Rm 8,37). Permaneçamos firme na fé, e certos de contar com intercessão de Maria, mãe de Deus e nossa, exemplo de discípula, missionária e catequista e atendendo o seu pedido “fazei tudo o que ELE disser” (Jo 2, 3).

Com enorme carinho por todos e todas catequistas da nossa querida Diocese de Piracicaba.
Conto com vocês,

Um forte Abraço!
  Diácono Flori e Secretariado Diocesano de Catequese.


Um comentário:

  1. Olá Diacono, boa noite!!

    Parabéns pelo blog. Sabemos que nos dias de hoje se faz necessário utilizar todos os meios possíveis para evangelizar, e a internet com todos os seus canais são um meio que com certeza produzirá muitos frutos...parabéns.
    Gostaria também de divulgar meu blog, com leituras do Evangelhos e mensagens de alegria e reflexão...
    http://flaviojr-1.blogspot.com/

    um grande abraço a todos.

    Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir