segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FORMAÇÃO PERMANENTE PARA CATEQUISTAS 2011





 Nos dias 9 e 10 de dezembro 186 catequistas das sete Regiões Pastorais participaram da formação sobre Implementação da Escola de Formação na Fé, ministrado pelos Missionários da Cruz Elen, Raquel e Pe. Francisco, no Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição”, no Bairro Nova Suíça, em Piracicaba, com os seguintes temas:




1. Ministério Paroquial de Escola de Formação na Fé: muito além da catequese sacramental a Escola de Formação na Fé é uma missão pastoral integral de crianças e adolescentes, no âmbito da Pastoral Familiar Integral.
2. Organização do Ministério ou Pastoral: o objetivo desse Ministério é fazer chegar realmente a todas as crianças e adolescentes do território paroquial a Escola de Formação na Fé.
3. Conteúdo da Catequese: perante as dificuldades práticas, há algumas características da Catequese que convém ser colocadas em evidência, entre outras, um ensino sistemático, não algo improvisado, mas que siga um programa que lhe permita alcançar um fim determinado.
4. Encontro Semanal Acompanhamento das Crianças: para isso é necessário ter catequistas bem preparados (as), que além dos conteúdos dos temas bem estudados, deve compreendê-los de forma vivencial e preparar o material de apoio, tanto bíblico como pedagógico que permita às crianças compreendê-los melhor.
5. Iniciação Eucarística: dentro do processo de iniciação e formação, na Escola de Formação na Fé, existe um momento sacramental importante, e para isso é necessário que a criança tenha uma preparação adequada, que lhes dê a garantia de que deseja receber Jesus na Eucaristia.
6. Trabalho com os Catequistas: a condição especial para se tornar catequista é ser uma testemunha ungida da presença do Senhor e transmitir vida e não somente conceitos doutrinais.
7. Trabalho com os Pais: através da Escola de Formação na Fé, deve-se chegar a todos os pais ainda que não tenham sido evangelizados, organizando para eles reuniões bimestrais.
8. Missão de Crianças e Eventos Especiais: para que se pretenda dar uma boa formação cristã, é de suma importância essa experiência missionária onde compartilham sua própria experiência de fé.
Agradeço a vocês catequistas que responderam ao chamado para se formar e conhecer esta realidade diferente de formação na fé, lembrando que primeiro é preciso dar o querigma, e depois catequese, ou seja, primeiro anunciar Jesus e sua Salvação, depois a doutrina.
No próximo ano teremos mais cursos da Escola de Formação na Fé, e dessa vez em cada Região Pastoral, dando oportunidade para que todos (as) possam participar.
Conto com vocês, para juntos fazermos o nosso melhor possível para seu crescimento pessoal e também pelos nossos catequizandos (as) e suas famílias, e assim fazer o Reino de Deus acontecer.
Deus abençoe a todos (as)
Diácono Flori e Secretariado Diocesano de Catequese.










 
MAIS FOTOS: VISUALIZAR O NOSSO ÀLBUM DE FOTOS ON-LINE
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário